Orquestra Gulbenkian

24 fev 2018 21:00

Intervalo

Com Intervalo.

Em 2018 a Orquestra Gulbenkian traz a Almada um concerto que visita o repertório contemporâneo. O programa consiste na apresentação de Become Ocean, do norte-americano John Luther Adams (n. 1953), e de duas obras compostas em 2017 no âmbito de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo: Museu das coisas inúteis, do brasileiro Celso Loureiro Chaves (n. 1950), e Off-balance, do português Luís Antunes Pena (n. 1973). Sobre a primeira, o compositor relaciona o título com o ensaio A utilidade do inútil, de Nuccio Ordine, e considera que o violino é virtuosístico tanto na utilização de todos os seus registos quanto nas meditações que dão coerência ao desenrolar da peça. Off-Balance, para duas percussões e orquestra, parte, segundo Luís Antunes Pena, da ideia de perturbação do equilíbrio e de introdução de ruído num sistema estável. Quanto a Become Ocean, composta em 2013, permanecia por estrear em Portugal e é uma meditação sobre as vastas, profundas e misteriosas componentes da existência.

obras de Luís Antunes Pena, Celso Loureiro Chaves e John Luther Adams
direcção musical de Pedro Neves