Mayra Andrade

nov

Mayra Andrade (Havana, 1985) é uma das mais reconhecidas intérpretes da música cabo-verdiana. Nascida em Cuba, cresceu entre o Senegal, Angola, Alemanha e Cabo Verde mas vive em Paris desde 2003, onde em Janeiro de 2004 se apresentou numa das mais consagradas salas da world music, o Satellite Café. As primeiras canções com que Mayra Andrade contacta são brasileiras, mas é com uma canção em crioulo que ganha a medalha de ouro nos Jogos da Francofonia, no Canadá, com apenas dezasseis anos. A partir de 2002 inicia uma digressão na Praia, no Mindelo, em Lisboa, e finalmente em França. Após participar nos festivais de Verão portugueses, faz a primeira parte de um espectáculo de Cesária Évora e, no Brasil, colabora em duetos com Lenine e Chico Buarque. Em 2005 Charles Aznavour convida-a para o seu novo álbum, num dueto em francês. Em 2006 é editado o disco Navega, que inclui composições de Orlando Pantera. Em 2008 vence o prémio BBC Radio 3 world music na categoria Revelação. Já colaborou com, entre outros, Cesária Évora, Chico Buarque, Caetano Veloso, Charles Aznavour, Mariza e Pedro Moutinho. O álbum Stória, Stória é editado em 2009. Em 2010 lança Studio 105, e em 2013 o CD Lovely Difficult: o disco foi nomeado em França para os prémios Victoires de la Musique, na categoria de world music.

Mártir

Concerto de Natal