Gisela João

Sessão

15 dez 2018 21:00

Quando em 2011 Gisela João se apresentou na Sala Experimental do TMJB vinha referenciada como uma das jovens promessas do fado. Sete anos volvidos e dois álbuns de originais depois, mais dois discos gravados ao vivo , a fadista que veio do Norte regressa a Almada como um nome consagrado. Gisela João (2013) e Nua (2016) estiveram entre os maiores sucessos de vendas dos últimos cinco anos no nosso País, obtendo o reconhecimento unânime da crítica.

Gisela João (Barcelos, 1983) começa a cantar aos 16 anos na Adega Lusitana, na cidade onde nasceu. Viveu durante seis anos no Porto para, finalmente, o fado impor a sua vontade e a levar para Lisboa, onde se apresentou em espaços tão díspares como a discoteca Lux, o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém, ou o Teatro São Luiz. 2013 é o ano da edição de Gisela João, o seu álbum de estreia. Duas semanas depois, o disco alcançaria o primeiro lugar no Top de Vendas Nacional, valendo-lhe o Prémio Revelação Amália, para além de um Globo de Ouro e o Prémio José Afonso 2014. No ano seguinte, e na sequência de várias lotações esgotadas, alcança o Disco de Platina e realiza uma digressão que passa por França, Estados Unidos, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Suíça, Eslovénia e Alemanha. Em 2016, a fadista regressa aos originais com Nua: uma mescla de fados clássicos, tradicionais e modernos.

Carlão