Ligne de Crête

mai

Sessão

04 mai 2019 21:30

A coreógrafa Maguy Marin figura maior do mundo da dança contemporânea, e humanista sensível e politicamente implicada realiza desde há mais de 40 anos um trabalho artístico militante. Ao longo das suas várias criações, algumas das quais inscritas já no reportório da dança contemporânea, a criadora tem realizado uma escrita coreográfica a um tempo elaborada e pura. Com Ligne de crête [A linha limite] Marin retoma uma pergunta do economista e filósofo Frédéric Lordon: Onde estão os anseios das pessoas? Sufocados no nó górdio dos tormentos da nossa época violência social, estruturas económicas e políticas opacas, injustiças gritantes. Esta pergunta convida a uma reflexão profunda sobre o que para cada um de nós representa um bem moral essencial. Mantermo-nos de pé e caminharmos sobre uma linha entre dois perigosos abismos (a violência do mau funcionamento das instituições e a violência das paixões dos homens): eis o esforço a realizar se quisermos construir um regime de desejo que não aquele instaurado pelo capitalismo. Trata-se, pois, de um processo de libertação.

Concepção e coreografia de Maguy Marin

Intérpretes e co-criadores Ulisses Alvarez, Françoise Leick, Louise Mariotte, Cathy Polo, Ennio Sammarco e Marcelo Sepulveda
Luz Alexandre Béneteaud
Som Chloé Barbe