Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Forces of Nature desafia a ideia de movimentos de grupo nos seus contextos físicos, sociais e ambientais. Como e por que são criados, quais são suas potencialidades, e quais são seus efeitos sobre os seus ambientes, sejam eles imediatos ou distantes? Com base nestas reflexões, este espectáculo acompanha o movimento de um organismo articulado e complexo, composto por cinco corpos (pessoas) com diferentes energias e ideias. Os seus desejos podem não ser os mesmos, mas têm um objectivo comum: a construção de um espaço físico e imaginário que partilham. A peça torna-se numa viagem por uma paisagem em permanente transformação, composta por gestos, palavras e relações que questionam o sentido e o potencial daquilo que ‘temos em comum’, a noção de interdependência, a sustentabilidade dos recursos, a importância de ‘cuidar’, a ideia de esforço, a relevância das escolhas individuais e colectivas, e a necessidade de agir.
Ivana Müller é uma coreógrafa e autora croata, que vive e trabalha em Paris. Através do seu trabalho coreográfico e teatral — bem como das suas performances, instalações, textos, videoconferências e peças áudio —, esta artista repensa a política do espectáculo e do espectacular, investigando o lugar do imaginário e da imaginação, questionando a noção de ‘participação’, e investigando a ideia de ‘valor’ e a sua representação. Nos últimos vinte anos as suas criações têm sido apresentadas nalguns dos mais relevantes teatros e festivais da Europa, Estados-Unidos e Ásia. Há já algum tempo que vem desenvolvendo o seu trabalho em torno da reflexão sobre a ecologia, concebendo os locais de prática artística e os teatros como ecossistemas.
Ficha Artística
Conceito, texto e coreografia de Ivana Müller
Co-apresentação: TRANSBORDA / CASA DA DANÇA
Cenografia Alix Boillot
Desenho de luz Fanny Lacour
Figurinos Suzanne Veiga Gomes, François Maurisse
Paisagem sonora Cornelia Friederike Müller, Nils De Coster
Colaboração artística Anne Lenglet, Jonas Rutgeerts
Interpretação e co-autoria Julien Gallée-Ferré, Sylvain Riéjou, Daphne Koutsafti, Anne Lenglet, Julien Lacroix, Irina Solano, Bahar Temiz, Vincent Weber