Promotor
Teatro Municipal Joaquim Benite
Breve Introdução
Era uma vez uma pequena aldeia no coração de África onde vivia uma mãe com os seus três filhos. Esses meninos eram muito pobres mas tinham uma coisa muito especial: os cabelos negros, longos e fortes da mãe. Aqueles cabelos salvavam-nos em todas as situações difíceis. Quando tinham fome, podiam usá los para pescar; quando estavam aborrecidos, serviam como corda para saltar; quando chovia, escondiam-se debaixo deles. Entretanto, os filhos crescem e cada um segue o seu caminho, de barco, de comboio, de avião, confrontando-se com as diferentes dificuldades das vidas dos adultos. Será que os rapazes vão conseguir viver sem a protecção da mãe? Ou será que a mãe vai estender os seus cabelos para socorrê-los, onde quer que se encontrem?
A partir do pequeno e comovente filme de animação Sobre uma mãe, da premiada criadora russa Dina Velikovskaya, o Teatro Estatal Húngaro, de Timisoara, na Roménia, criou um espetáculo de marionetas que fala sobre o amor incondicional das mães. As personagens falam uma língua inventada, que todos irão entender.
O TEATRO ESTATAL HÚNGARO foi criado em 1953, como uma secção do Teatro Nacional de Timisoara. A partir de 1957 tornou-se uma instituição independente e, desde 1990, adoptou o nome do dramaturgo húngaro Csiky Gergely. A companhia tem um repertório diversificado, com textos clássicos e contemporâneos, espectáculos musicais e teatro de marionetas.
Ficha Artística
Encenação VARSÁNYI PÉTER
Dramaturgia NAGY ORSOLYA
Cenário e Figurinos GROSSCHMID ERIK
Música KISS ERZS
Interpretação BALLÓ HELGA, BECSEY-IMREH NOÉMI, LUKÁCS-GYÖRGY SZILÁRD, MARIA LECA, MIHÁLY CSONGOR, VASS RICHÁRD
Preços